Projeto

Gerador de Van de Graaff


Resumo


  O projeto envolveu estudantes do terceiro ano do Ensino Médio na construção de um Gerador de Van de Graaff. Integrando Biologia, Física e Química, o projeto abordou temas como carga elétrica e eletrização, com aulas práticas reforçando os conceitos. Os alunos pesquisaram, planejaram e construíram o gerador, conduzindo experimentos para aplicar os conceitos aprendidos. Reflexões sobre sustentabilidade na ciência foram promovidas, seguidas por uma investigação sobre armazenamento de energia estática e a análise de alternativas energéticas sustentáveis. A pesquisa visa melhorar o ensino de ciências da natureza, oferecendo aos alunos compreensão prática e incentivando habilidades sociais e de trabalho em equipe. O projeto foi compartilhado com a comunidade escolar para inspirar práticas sustentáveis em futuros projetos.

Materiais para construção:


Cano PVC, curvas, parafusos, EVA para correia, cola quente, 3 mt de fios de luz, esfera de alumínio, fita teflon, um parafuso de aprox. 14 cm e um motor de ventilador.

Visão:


AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das Populações. Editora Moderna, 2019
BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha. Física Fundamental. Editora FTD, 2010.
FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química. Editora Moderna, 2011.

Informações

Eletrostática em Ação!


O objetivo geral do projeto foi proporcionar aos alunos uma experiência prática e interdisciplinar na construção de um Gerador de Van de Graaff, com base nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Biologia, Física e Química. Além disso, o projeto teve o propósito de explorar a relação entre Ciências e Tecnologias, buscando entender como essas áreas podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e proporcionar possibilidades de bem-estar para a sociedade.

● Estudar os conceitos de átomos, carga elétrica, eletrização e eletrostática em aulas interdisciplinares das áreas de Física, Química e Biologia.
● Realizar pesquisas para identificar materiais alternativos e ecologicamente responsáveis que possam substituir os elementos tradicionais na construção do Gerador de Van de Graaff, levando em consideração a disponibilidade, o custo e a viabilidade técnica.
● Planejar e construir, de forma colaborativa, um Gerador de Van de Graaff funcional, utilizando materiais acessíveis e sustentáveis.
● Realizar experimentos e testes no Gerador, coletando dados e analisando os resultados obtidos, com o auxílio do método científico.
● Promover a conscientização ambiental: Conscientizar a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis na ciência e tecnologia, destacando a relevância de iniciativas como a construção de um Gerador de Van de Graaff sustentável.
● Documentar o projeto: Registrar todo o processo de construção do gerador, desde a pesquisa até a montagem final, por meio de relatórios, fotografias e/ou vídeos, a fim de compartilhar o conhecimento adquirido e inspirar outras escolas e estudantes a desenvolverem projetos semelhantes.

O projeto foi conduzido em várias etapas. Inicialmente, os alunos receberam aulas interdisciplinares nas áreas de Física, Química e Biologia, com foco nos conceitos relacionados à eletricidade estática, necessários para a construção do Gerador de Van de Graaff. Além disso, atividades práticas foram propostas para que os alunos pudessem vivenciar os conceitos aprendidos em sala de aula. Experimentos de eletrização com objetos do cotidiano foram conduzidos, bem como investigações sobre eletricidade estática em seres vivos. Em seguida, os alunos foram organizados em grupos de trabalho, estimulando a colaboração entre eles. Cada grupo ficou responsável por planejar e construir uma parte específica do Gerador, seguindo orientações dos professores. Durante a construção, foram realizados testes no protótipo para verificar seu funcionamento e eficácia, fazendo ajustes sempre que necessário para otimizar o desempenho. Ao longo do projeto, os alunos participaram de debates e reflexões sobre a importância da sustentabilidade na ciência e tecnologia. Eles discutiram os desafios enfrentados durante o processo de construção e as possíveis aplicações futuras do gerador sustentável. Após a construção, os alunos realizaram experimentos e testes no Gerador, coletando dados quantitativos e qualitativos. Eles aplicaram o método científico para analisar os resultados, identificar possíveis problemas e propor melhorias. Finalmente, o projeto foi apresentado à comunidade escolar, professores e outros alunos, compartilhando os aprendizados adquiridos e destacando a relevância da interdisciplinaridade e sustentabilidade na educação científica. Todo o processo foi devidamente registrado para permitir a divulgação do conhecimento adquirido, incentivando outras escolas e comunidades a se envolverem em projetos interdisciplinares sustentáveis.

A iniciativa de construir um Gerador de Van de Graaff pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da EEB Mater Salvatoris se justifica pela relevância de promover uma abordagem interdisciplinar nas aulas de Ciências, aproximando-as da prática e tecnologias aplicadas no cotidiano. Além disso, o projeto visa fomentar o interesse dos alunos em temas científicos e tecnológicos, incentivando a criatividade, trabalho em equipe e solução de problemas. A escolha do tema "Ciências e Tecnologias para Possibilidades de Bem Viver" busca conscientizar os alunos sobre a importância da ciência e da tecnologia como ferramentas para promover melhorias na qualidade de vida das pessoas e na preservação do meio ambiente.

O projeto proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, integrando conceitos teóricos de Biologia, Física e Química com a prática da construção do Gerador de Van de Graaff. A participação ativa nos experimentos permitiu que eles compreendessem melhor os princípios da eletricidade estática e a aplicação desses conhecimentos em tecnologias para o bem-estar e sustentabilidade. Essa energia pode ser utilizada em atividades práticas, demonstrando a relevância da interação entre Ciências e Tecnologias para Possibilidades de Bem Viver. Além disso, a construção colaborativa do projeto estimulou o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades sociais importantes para a formação dos alunos. O uso de atividades práticas não deve ser direcionado apenas para a formação de cientistas, mas também de um cidadão atuante. As atividades experimentais são enriquecedoras para o estudante, uma vez que elas dão um verdadeiro sentido ao mundo abstrato e formal das linguagens.